Educação, cultura e esportes

Projeto suspende editais do Enem até retomada das aulas regulares do ensino médio

28/04/2020 - 12:57  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Deliberação do parecer da relatora. Dep. Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM - TO)
Professora Dorinha Seabra Rezende diz que é preciso pensar naqueles que têm menos recursos didáticos e tecnológicos

O Projeto de Decreto Legislativo 169/20 suspende os editais de convocação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Impresso e do Enem Digital, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

As provas presenciais do Enem estão marcadas para 1º e 8 de novembro. Já o Enem digital está previsto para 22 e 29 de novembro.

Pelo projeto, em análise na Câmara dos Deputados, o calendário referente à inscrição dos candidatos e à aplicação das prova deverá ser definido apenas após a retomada das atividades regulares pelos estudantes do ensino médio - comprometidas pela emergência de saúde pública decorrente da pandemia de coronavírus.

“As aulas foram interrompidas, a preparação para o exame já foi comprometida, sobretudo para aqueles que mais dependem das aulas e que têm menos recursos didáticos e tecnológicos”, disse a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), autora da proposta. “A realização do exame tenderia a ampliar as desigualdades”, completou.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

Reportagem - Lara Haje
Edição - Alexandre Pôrto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDL 169/2020

Íntegra da proposta