Educação, cultura e esportes

Projeto susta editais do Enem Impresso e do Enem Digital por conta da pandemia

26/04/2020 - 12:38  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Tema: "Elaboração do plano de trabalho.". Dep. Carlos Veras (PT - PE)
Carlos Veras: desigualdade de acesso a recursos tecnológicos prejudica alunos de escolas públicas durante período de isolamento social

O Projeto de Decreto Legislativo 150/20 susta os editais de convocação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Impresso e do Enem Digital, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - órgão vinculado ao Ministério da Educação.

As provas presenciais do Enem estão marcadas para 1º e 8 de novembro. Já o Enem digital está previsto para 22 e 29 de novembro.

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto foi apresentado pelo deputado Carlos Veras (PT-PE). Na opinião dele, os estudantes oriundos da escola pública serão colocados em posição desvantajosa caso o calendário seja mantido, por conta da suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de Covid-19.

“A utilização de metodologias de ensino a distância durante o período de suspensão das aulas presenciais não será suficiente para garantir o adequado processo de ensino e aprendizagem para a totalidade dos estudantes, dada a desigualdade no acesso aos instrumentos que possibilitam essa abordagem pedagógica, como o acesso à rede de energia elétrica, à internet e ao sinal de transmissão das TVs públicas em vários domicílios do País”, disse. ​

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

Reportagem - Lara Haje
Edição - Alexandre Pôrto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta