Saúde

Mais de 6 mil profissionais de saúde já foram contaminados por coronavírus no Brasil, informa Associação Médica

Segundo AMB, falta até álcool em gel nas unidades de saúde, mas principal problema é falta de máscaras. Indústria de equipamentos médicos denuncia “desincentivo” para o setor

29/04/2020 - 16:14  

O vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Diogo Leite Sampaio, disse nesta quarta-feira (29) que pelo menos 6 mil profissionais de saúde já foram contaminados por coronavírus no País. Segundo ele, a contaminação dos médicos gera não apenas a perda da força de atendimento, como o aumento da contaminação. “O profissional de saúde contaminado passa a ser vetor de transmissão”, alertou.

 

 

 

No Amazonas, por exemplo, são 400 profissionais contaminados, o que significa 10% do total de casos. Em Pernambuco, 1.300 profissionais - 25% dos casos. Ele informou ainda que a entidade já recebeu mais de 3.300 denúncias de falta de equipamentos. Até o momento, as máscaras (N95 e PFF2) representam 86% das queixas. Ele ressaltou ainda a falta de álcool em gel nas unidades de saúde, que representa 35% das queixas.

Diogo Sampaio participou da reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados sobre ações de combate ao coronavírus no Brasil. Secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, o coronel Antônio Elcio Franco Filho também participou da reunião e disse que, para a falta de álcool em gel, há solução alternativa - pias com água e sábado. Ele salientou que a cobertura de vacinação para a gripe Influenza está baixa entre os médicos e pediu que os testes rápidos disponíveis sejam utilizados prioritariamente pelos profissionais de saúde.

Ações do Ministério da Economia
Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Gustavo Leipnitz Ene afirmou que todos as solicitações feitas pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em reunião há 45 dias, foram atendidas, como a liberação de recursos e a busca da oferta de produtos críticos. Segundo ele, o ministério acionou as entidades empresariais para o desenvolvimento de produtos como EPIs e ventiladores pulmonares, além ter zerado o imposto de importação de todos os produtos e insumos voltados ao combate à Covid-19.

No caso de máscaras, por exemplo, a previsão para abril era de produção de 6 a 7 milhões de máscaras. A partir da conversão de parte do parque industrial, a previsão é de que a produção chegue a 20 milhões de máscaras. Conforme ele, para isso, o ministério contou com a colaboração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), de montadoras de automóveis e da industria de celulose e de TNT também.

Já no caso do álcool em gel, faltava o insumo para o gel, mas, segundo Gustavo Leipnitz Ene, a partir das ações do ministério, já é possível encontrar álcool em gel nas farmácias e supermercados novamente nesta semana. Em relação aos ventiladores pulmonares, Gustavo destacou que apenas quatro empresas nacionais produzem cerca de 1 mil ventiladores por mês. A partir das ações em andamento, 14.900 serão entregues nos próximos 90 dias pela industria nacional.

“Desincentivo”
Márcio Bósio, diretor Institucional da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos, acredita que hoje existe um “desincentivo” à produção no Brasil dos materiais. “Só foram desonerados impostos de importação. Até o momento não há desoneração para os produtos nacionais, isso é uma demanda urgente”, ressaltou Ele observou ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não fiscaliza produtos importados, mas fiscaliza os produtos brasileiros.

Conforme ele, a indústria sofre problemas de financiamento. “A única empresa brasileira que fabrica luva de procedimento, por exemplo, aguarda há mais de 30 dias análise do BNDES e do Banco do Brasil de seu financiamento”, citou. Ele considera importante discutir política de fomento à inovação de produtos da área médica.

Presidente da comissão externa, o deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) destacou que vai estudar a elaboração de projeto de lei sobre a desoneração de impostos para os produtos nacionais. ​

Reportagem - Lara Haje
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.