Saúde

Comissão da saúde poderá ser responsável por nortear ações na pandemia

Objetivo é evitar "eventual uso político" da pandemia e incentivar decisões técnicas

28/04/2020 - 14:42  

O Projeto de Lei 1309/20 estabelece a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Ministério da Saúde como órgão para resolver eventual divergência entre União, estados e municípios sobre quais medidas tomar em relação à pandemia de Covid-19. Todas as decisões precisarão ser tomadas por consenso e vinculam os Executivos a adotarem o acordado.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Parlamentares chegam para a sessão de inauguração da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura. Dep. José Guimarães (PT - CE)
Guimarães: há descompasso entre diversas autoridades públicas em relação às medidas para combate da epidemia

A proposta, do deputado José Guimarães (PT-CE), tramita na Câmara dos Deputados.

O texto altera a Lei 13.979/20, que trata do enfrentamento da Covid-19 no Brasil. Atualmente, a lei estabelece medidas para enfrentamento da emergência como isolamento, quarentena e realização de testes. Há divergências hoje em dia, por exemplo, entre o governo federal e estados sobre as medidas de isolamento a serem adotadas em cada localidade.

Segundo Guimarães, há um descompasso entre diversas autoridades públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, em relação às medidas para controle da epidemia. “Não é possível chegar a um resultado satisfatório à nação se não houver uma ação coordenada com condutas claras e uniformes em relação às pessoas doentes ou em risco de adoecer”, disse.

Guimarães acredita que a medida ajudará o País a ter decisões mais técnicas e evitar “eventual uso político” da situação.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta