Relações exteriores

Frente cria comitê para facilitar transações comerciais que auxiliem no combate à Covid-19

Um dos objetivos é ampliar o diálogo institucional entre o Brasil e países estratégicos, como a China

24/04/2020 - 19:41  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Evair Vieira de Melo (PP - ES)
Evair Vieira de Melo: a intenção é superar desafios diplomáticos, regulatórios e operacionais

A Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e Investimentos (FrenComex) criou um comitê de crise para facilitar as transações comerciais que auxiliem no combate à Covid-19. Um dos objetivos é ampliar o diálogo institucional entre o Brasil e países estratégicos, como a China. Para isso, será usada uma plataforma chamada Rota Legal, com diretrizes técnicas e ações para viabilizar transações de interesse nacional.

A Rota Legal vai buscar, por exemplo, interligar de forma mais ágil fornecedores e compradores em ações de combate ao novo coronavírus. O coordenador do colegiado, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), explica que a intenção é superar desafios institucionais, diplomáticos, técnicos, regulatórios e operacionais.

“A pandemia tem reflexo direto na economia de nossos povos e, naturalmente, nas nossas relações diplomáticas. É hora de o Parlamento se posicionar. Eu tenho certeza de que esse comitê de crise, aliado ao Itamaraty e a outros ministérios, criará uma grande força-tarefa e, assim, vamos encontrar uma superação para a saúde pública", afirmou.

Relações com a China
Uma das ações do Comitê de Crise Covid-19 da FrenComex é manter o diálogo com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. A frente pretende dar continuidade e ampliação às relações bilaterais com a China, principal parceira comercial do Brasil há mais de dez anos consecutivos.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), os embarques de carne bovina do Brasil em março passaram das 147 mil toneladas, alta de 2,72% em relação a março do ano passado. A China respondeu sozinha por mais de um terço das compras da carne brasileira, o dobro do mesmo período do ano passado.

A FrenComex é um órgão suprapartidário do Congresso Nacional criado em agosto do ano passado. O grupo conta com 204 deputados e 7 senadores.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Pierre Triboli

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.