Política e Administração Pública

Morre no Pará o ex-deputado Gerson Peres, aos 88 anos, vítima de Covid-19

21/04/2020 - 16:40  

O ex-deputado e ex-vice governador do Pará Gerson Peres morreu na manhã desta terça-feira (21), em Belém, aos 88 anos. Ele estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o último dia 13, vítima da Covid-19.

David Ribeiro
Gerson Peres
Gerson Peres foi deputado por seis legislaturas

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lamentou a morte. "Em nome da Câmara dos Deputados, registro o profundo pesar pela morte do ex-deputado Gerson Peres. Ao longo de seus seis mandatos na Casa, ele foi uma referência nos debates relacionados ao Direito e ao desenvolvimento da indústria, suas áreas de maior atuação", disse ele.

"Gerson foi mais uma vítima da Covid-19, e uma maneira de a Câmara honrar o seu legado é manter o trabalho e o foco na aprovação de medidas que minimizem os efeitos da doença entre a população brasileira. Nossa solidariedade à família e amigos", acrescentou.

Seis mandatos
Gerson Peres foi eleito deputado federal seis vezes, a primeira delas em 1982 e a última 2006. Entre os cargos que ocupou na Câmara dos Deputados se destacam o de líder da oposição, quando era da UDN, em 1961, e líder do governo (PDS), em 1964. Também foi presidente da Arena, do PDS, do PPR e do PPB.

Gerson nasceu em Cametá (PA) e se formou em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Iniciou sua carreira política em 1958, quando foi eleito deputado estadual. Peres chegou a se eleger vice-governador do Pará por via indireta na chapa de Alacid Nunes. Ultimamente, era diretor regional do Senai no Pará.

Luto oficial
O governo do Pará divulgou nota de pesar e decretou luto oficial no estado por três dias. "Gerson deixa um grande legado pelo trabalho desenvolvido na vida pública, sendo um dos políticos mais atuantes em várias décadas", diz a nota.

Seguindo orientações das autoridades de saúde, a família não realizará velório. O enterro será feito apenas na presença da família nesta terça-feira.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.