Cidades e transportes

Projeto concede gratuidade no transporte coletivo a profissionais da saúde pública durante pandemia

27/03/2020 - 10:17  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para deliberação de vetos. Dep. Perpétua Almeida (PCdoB - AC)
Perpétua Almeida: facilitar o deslocamento desses profissionais contribuirá  para atenuar os efeitos da grave crise

O Projeto de Lei 984/20 isenta profissionais de saúde pública do pagamento da tarifa no transporte público coletivo de passageiros enquanto durar a pandemia decorrente do coronavírus (Covid-19) no País. Segundo o texto, em análise na Câmara dos Deputados, a medida se aplica a todas as modalidades de transporte coletivo de passageiros, operados por empresas públicas ou privadas.

Autora da proposta, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) destaca a necessidade “imperiosa de dotar o sistema de saúde brasileiro de capacidade para prevenir, controlar e conter os danos às pessoas e salvar vidas”. Ela acredita que facilitar o deslocamento desses profissionais contribuirá de maneira significativa para atenuar os efeitos da grave crise no dia a dia.

"A linha de frente do combate a esta pandemia são os profissionais de saúde pública de todo o Brasil, que mesmo em condições adversas, buscam exercer seu juramento de garantir a vida. Muitos deles encontram-se em situação de risco e exposição e realizam jornadas exaustivas sem equipamentos, aventais, luvas, máscaras, ventiladores, se desdobram no front de batalha com sua experiência técnica. São nossos heróis na guerra contra o COVID-19”, disse.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta