Saúde

Comissão externa define roteiro de trabalho para acompanhar evolução do coronavírus

18/02/2020 - 09:03  

Keven Cobalchini
Saúde - doenças - coronavírus brasileiros repatriados China voo FAB quarentena (brasileiros chegam ao Brasil)
Brasileiros resgatados na China chegam à base aérea de Anápolis, em Goiás, onde ficarão em quarentena

A comissão externa que acompanha as ações relativas ao combate ao coronavírus (Covid-19) reúne-se hoje para definir o roteiro de trabalho do colegiado.

No mesmo dia em que criou a comissão externa, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 23/20, que estabelece as medidas a serem adotadas pelas autoridades sanitárias em caso de emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus. O texto já foi sancionado.

No dia 10, o governo editou uma medida provisória liberando R$ 11 milhões para o Ministério da Defesa enfrentar uma possível situação de emergência pública causada pelo coronavírus (MP 921/20).

Histórico
Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante do vírus gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio, que foi chamada de Mers.

Até agora, a atual epidemia do coronavírus já deixou mais de 1.300 mortos e dezenas de milhares de doentes na China. No Brasil, há seis casos suspeitos, de acordo com o Ministério da Saúde.

A reunião está marcada para as 16h, no plenário 14.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.