Saúde

Câmara está iluminada de azul por campanha de combate ao câncer

13/02/2020 - 19:49   •   Atualizado em 14/02/2020 - 08:37

Pierre Triboli/Câmara dos Deputados
Câmara está iluminada de azul pelo Dia Mundial do Câncer
Cúpula da Câmara dos Deputados permanece iluminada de azul até o dia 21 de fevereiro

A Câmara dos Deputados está iluminada de azul até o dia 21 de fevereiro como parte da campanha pelo Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro). A campanha é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou que a campanha ajuda na prevenção e no estímulo a políticas públicas de controle. Ele citou a aprovação da lei que assegura a pacientes do SUS com suspeita de câncer o direito à realização de exames no prazo máximo de 30 dias.

“É uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer, com o apoio da Organização Mundial da Saúde. Essa luta é todos nós”, disse o presidente.

A campanha
Criada em 2000, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre prevenção e tratamento precoce da doença, e estimular políticas públicas de controle do câncer.

Em 2020, o tema da campanha é #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou). Como parte da iniciativa, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) lançou a publicação “Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil”, que contém uma análise sobre a magnitude e a distribuição dos principais tipos de câncer no País.

Da Redação

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.