Saúde

Rejeitada emenda à MP do Médicos pelo Brasil que pretendia evitar mudança em gestão da saúde indígena

26/11/2019 - 23:01   •   Atualizado em 28/11/2019 - 16:48

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 276 votos a 116, a emenda da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) à Medida Provisória 890/19 que pretendia manter a política nacional de atenção à saúde dos povos indígenas e a gestão da atenção básica à saúde indígena sob o comando da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), conforme já consta na Lei 12.314/10 e no Decreto 9.795/19.

A emenda foi uma tentativa de incluir na MP 890 mais um dispositivo de segurança para futuras mudanças no atendimento à saúde indígena. O resultado dessa votação, no entanto, não significa a extinção da Sesai.

Os deputados já aprovaram o texto da comissão mista para a MP, de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO), e agora votam os destaques apresentados pelos partidos.

A MP cria o programa Médicos pelo Brasil, em substituição ao Mais Médicos, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços médicos em locais afastados ou com população de alta vulnerabilidade.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.