Cidades e transportes

Subcomissão debate governança digital e saúde pública

12/11/2019 - 08:08  

Alexandre Moreira/A2 Fotografia

A Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes, da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, realiza hoje uma audiência pública para discutir a aplicação de tecnologia no enfrentamento dos desafios na saúde pública.

Segundo o deputado Francisco Jr. (PSD-GO), que é presidente da subcomissão, o objetivo é debater experiências e possibilidades da utilização de tecnologia para melhoria da governança e do acesso à saúde pública, iniciativas de governo digital, transparência, comunicação com o cidadão, educação digital, soluções de gerenciamento de desastres, orçamento participativo, monitoramento de surtos e epidemias, comunicação e campanhas.

"Em tese, o processo de tomada de decisão para a incorporação de tecnologias na governança e gestão da saúde deve estar baseado nas melhores evidências científicas produzidas por estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e gestão de sua logística nas cidades. Contudo, nem sempre são adotadas as tecnologias que os estudos indicam como mais eficazes ou mais eficiente", afirma o deputado, destacando que o este processo é permeado pela influência de diversos grupos de interesses, como médicos, provedores de serviços de saúde, instituições financiadoras, produtores das tecnologias, associações de pacientes, entre outros.

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares o coordenador de Gestão de Redes e Datacenter do Ministério da Saúde, Jairton de Almeida Diniz Jr.; e o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí (SP), Tiago Teixeira.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 16. Os interessados poderão participar enviando perguntas, críticas e sugestões.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.