Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara lança projeto para repensar o futuro e a formulação de políticas públicas

O lançamento do projeto foi marcado pela palestra do israelense Yuval Noah Harari

07/11/2019 - 19:15  

 

A Câmara dos Deputados lançou, nesta quinta-feira (7), o Projeto Modernizar, com o objetivo de discutir o futuro, aprofundando assuntos que possam aperfeiçoar as atividades do Legislativo e a formulação de políticas públicas.

O lançamento do projeto foi marcado pela palestra do israelense Yuval Noah Harari, historiador e filósofo de 43 anos que já vendeu mais de 20 milhões de livros, com títulos como “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade” e “21 Lições para o Século 21”.

Parlamentares e convidados lotaram o Salão Negro do Congresso Nacional para ouvir as ideias de Harari, que salientou a importância da História como campo de estudo das mudanças. Ele afirmou que problemas globais só podem ser resolvidos com soluções globais e listou três desafios principais: a ameaça de uma guerra nuclear, os problemas ambientais e a revolução provocada pela Inteligência Artificial. Como consequências, mudanças no mercado de trabalho e na habilidade dos governos de proteger os cidadãos.

O pensador alertou que estas consequências atingirão com maior força os países menos desenvolvidos e que o tempo é pouco para promover as adaptações necessárias.

O debate com Yuval Harari foi mediado por Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade. Ele elogiou a iniciativa da Câmara, já que o Parlamento é onde são tomadas as decisões de longo prazo. Lemos destacou a contribuição de Harari neste processo de reflexão.

“As suas ideias ressoam e fazem um diagnóstico que me parece importante. Ele olha muito pra questões como tecnologia, aquecimento global e outros temas que eu acho que vão marcar a humanidade”.

Júlio Dutra/Cãmara dos Deputados
Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre com Yuval Harari

As palestras continuam em 2020. O ex-deputado Mendonça Filho, que faz parte da coordenação do Projeto Modernizar, alinhavou o que se espera dos participantes.

“O perfil é de pessoas que tenham o que contribuir, o que trazer ao debate. Qualificados, naturalmente, reconhecidos globalmente ou nacionalmente e que possam trazer um momento de instigação ao Parlamento brasileiro”.

Urgência
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou a urgência de se repensar os próximos desafios.

“A gente fica muito atribulado com a agenda de reorganizar o que foi construído no passado, de melhorar, mas a gente não olha esse futuro que está chegando muito mais rápido do que a gente imagina. A revolução tecnológica está trazendo novidades, está mudando o mundo, está mudando a relação entre as pessoas, está mudando a relação das pessoas com o Estado, com o Parlamento”, disse Maia.

Habilidades
Durante a palestra, Yuval Harari foi perguntado sobre quais habilidades os políticos deveriam desenvolver para lidar com os desafios do futuro. Apontou duas providências: compreender as mudanças tecnológicas e separar tempo livre para pensar mais profundamente sobre como enfrentar os problemas dos próximos 20 ou 30 anos.

Reportagem - Cláudio Ferreira
Edição - Ana Chalub

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.