Consumidor

Debatedores reclamam de política de preços adotada pela Petrobras

05/11/2019 - 20:39  

A política de preços adotada pela Petrobras foi criticada em audiência pública na Câmara nesta terça-feira (5), promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor.

O representante da Federação Única dos Petroleiros, Henrique Jagger, afirmou que ela é nociva para o consumidor brasileiro, penalizado com as variações do mercado internacional.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor

“A Petrobras vem aumentando a capacidade ociosa das refinarias, obrigando a importação e, com isso, você acaba trazendo o preço internacional para dentro do Brasil que sofre todos os problemas do mercado internacional: os boicotes que os EUA fazem à Venezuela, os boicotes que fazem ao Irã que impactam no preço internacional do petróleo que você traz aqui para dentro”.

O gerente de preços da Petrobras, Gustavo Scalcon, reconheceu que a tributação da gasolina é elevada. Segundo ele, as práticas de preço da empresa são definidas  pelo mercado internacional e também pela livre concorrência.

“O preço no Brasil esteve, pelo menos desde maio de 2018, abaixo da média internacional, aproximadamente 12%”.

Para tentar diminuir o peso que o diesel tem sobre o setor, a Cooperativa dos Transportadores Autônomos do Brasil conseguiu negociar em Catalão (GO) a diminuição no preço do combustível.

O representante da cooperativa, Wallace Landim, explicou que a negociação beneficia todos os associados que pagam uma quantia simbólica para participar da cooperativa.

O deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) disse que, após a audiência, ficou claro que a política de preços dos combustíveis precisa ser alterada.

“Quando o câmbio aumenta, aumenta o combustível, o diesel, mas quando o câmbio abaixa não tem reflexo na vida do consumidor", reclamou o deputado. "O grande problema do preço do combustível hoje é que atrapalha o desenvolvimento do nosso país, atrapalha você a arrumar um emprego porque se você tiver que se deslocar numa motocicleta, num Uber, num carro o custo é muito caro."

Para ele, além de rever a política da Petrobras, o Brasil precisa aprovar a reforma tributária para "acabar com a guerra fiscal que prejudica o consumidor, aumentando o preço dos combustíveis".

Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Ana Chalub

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.