Educação, cultura e esportes

Educação debate militarização das escolas públicas

06/11/2019 - 07:55  

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove palestra sobre a militarização das escolas públicas nesta manhã. O evento faz parte do ciclo de debates que a comissão realiza em parceria semanalmente com a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação.

A palestra foi sugerida pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) e será ministrada pela professora de socioeducação da Secretaria de Educação do Distrito Federal Natália de Souza Duarte; pela professora e dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação Rosilene Corrêa Lima; e pela consultora da Câmara Legislativa do Distrito Federal Gabriela Tunes Da Silva.

O objetivo é discutir iniciativas concretas em relação à chamada "militarização" de escolas públicas que vem sendo apresentada como resposta para a melhoria de desempenho e no enfrentamento das violências. "Parece-nos fundamental que as dimensões do desempenho e da violência, que é sistêmica, sejam consideradas à luz de inúmeros outros fatores, muitas vezes secundarizados", justificou Neide.

Ela cita entre os fatores que resultam em boa qualidade, a estrutura adequada, carreiras docentes organizadas, maiores investimentos públicos, profissionais comprometidos, respeitados e valorizados e gestão democrática, entre outros.

O evento ocorre às 8 horas, no plenário 10.

Assista ao vivo

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.