Meio ambiente e energia

Integração debate economia da floresta como alternativa ao desmatamento

10/10/2019 - 08:20  

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados debate nesta manhã a economia da floresta como alternativa ao desmatamento da floresta. A audiência pública foi pedida pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA).

O parlamentar lembra que o Brasil atingiu índices alarmantes de desmatamento na Amazônia. "Hoje, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), já foram convertidos em pastagem e áreas para grãos e agricultura um total aproximado de 26.000 km². Com isso observa-se que a economia da floresta no chão avança em números do desmatamento, financiamentos públicos e em emissões de CO² colocando em risco o equilíbrio climático e a dispersão de chuvas sobre o território brasileiro", disse Faleiro.

Políticas públicas
Segundo ele, a audiência pública objetiva debater sobre a economia da floresta e seu papel como alternativa ao desmatamento na Amazônia, se propondo a ser um espaço de construção de proposições ao executivo e ao legislativo no sentido de regulamentar políticas e programas baseados na economia da floresta em base.

Foram convidados para o debate, entre outros, o representante da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós Raimundo Jean Feitosa Rocha; o diretor-executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Florestais, Deryck Martins; e a representante do Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz Edilene Duarte da Silva.

Hora e local
A audiência será realizada às 10 horas, no plenário 15, e poderá ser acompanhada de forma interativa.

 

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.