Comissão analisa hoje acordo entre Brasil e Bolívia
23/02/2005 - 11:04
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional deve analisar hoje o acordo assinado pelos governos do Brasil e da Bolívia para facilitar o trânsito de cidadãos entre os dois países.
Pelo acordo, os brasileiros e os bolivianos poderão ingressar, transitar e sair dos dois territórios se apresentarem documento de identidade e o cartão imigratório correspondente. A isenção de visto vale para viagem oficial, de turismo ou de negócios por período de até 90 dias, prorrogável por igual prazo.
Brasileiros e bolivianos não estão isentos de obedecer as normas sanitárias internas dos dois países e deverão apresentar passaporte se estiverem em trânsito para um terceiro país. A isenção do visto também não permite ao viajante fixar residência, exercer atividade remunerada ou trocar de status migratório dentro do território do outro país.
Integração regional
Celebrado na cidade boliviana de Santa Cruz da Serra, em julho de 2004, o acordo busca ampliar o processo de integração regional e igualar o tratamento bilateral que o Brasil já firmou com os países do Cone Sul e com o Peru. O Poder Executivo também ressalta, em mensagem ao Congresso (MSC 653/04), a importância do turismo como fator de incentivo econômico e de criação de empregos.
A reunião da Comissão será realizada às 11h30, no plenário 3. Da Redação /RB
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.