Relações exteriores

Catar quer Brasil como principal parceiro na América Latina

Anuncio foi feito por embaixador do país. Aproximação entre os países se intensificou com visita de Rodrigo Maia ao país árabe

17/09/2019 - 17:27  

J Batista
No encontro com o embaixador, Maia ressaltou as oportunidades de investimento em infraestrutura

Uma delegação do Catar estará no Brasil entre os dias 26 e 27 deste mês em busca de oportunidades para investir no País. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17)  pelo embaixador daquele país árabe, Ahmed Al Abdulla, em encontro com presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo Al Abdulla, o objetivo é tornar o Brasil principal parceiro do Catar na América Latina. Rodrigo Maia ressaltou as oportunidades de investimento em infraestrutura no Brasil, especialmente nos segmentos de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias. “Sem a contribuição dos investimentos externos, não seremos capazes de renovar nossa infraestrutura”, afirmou, acrescentando que “a parceria com o Catar poderá ajudar de modo importante no esforço de retomada do crescimento econômico e criação de novos empregos”.

A aproximação entre os dois países começou com a recente visita oficial de Rodrigo Maia a Doha, capital do país. No ultimo dia 8, o deputado se reuniu com o Emir do Catar, Xeique Tamim Al Thani.

A delegação será integrada por autoridades dos ministérios do Comércio e Indústria, da Fazenda e das Relações Exteriores e também do Fundo do Catar para o Desenvolvimento (QFD) e da Autoridade de Investimento do Catar (QIA). Além de investimentos, eles virão discutir o texto de acordos que permitam um estreitamento dos laços políticos e econômicos entre os dois países.

Amazônia
Ao destacar a relevância do agronegócio brasileiro para a segurança alimentar dos países árabes, o embaixador Al Abdulla reiterou a oferta feita pelo Emir do Catar de contribuir com recursos para o combate das queimadas na Amazônia: “Queremos apoiar o Brasil em seu esforço de proteger o meio ambiente e promover do desenvolvimento sustentável”. Oferta que Maia prometeu transmitir às demais autoridades brasileiras.

Rodrigo Maia comentou, ainda, a possibilidade, discutida em Doha, de uma maior cooperação entre Brasil e Catar nas áreas de esportes e gestão de grandes eventos. O Catar irá sediar a Copa do Mundo de 2022 e tem interesse em beneficiar-se da experiência brasileira acumulada com a organização da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Da Assessoria de Imprensa

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.