Saúde

Comissão mista tem novo debate sobre Programa Médicos pelo Brasil

11/09/2019 - 11:05  

A comissão mista que analisa a MP 890/19, que cria o programa Médicos pelo Brasil para substituir o Mais Médicos, realiza hoje o segundo debate desta semana sobre o tema. Na audiência pública desta terça-feira (10), especialistas defenderam que o programa seja implementado juntamente com ações que possam viabilizar a interiorização do atendimento médico.

A medida tem como objetivo suprir a demanda de médicos no País, além de formar especialistas em medicina de família e comunidade.  Ao todo, serão oferecidas no programa 18 mil vagas, sendo 13 mil em municípios de difícil acesso. 55% das oportunidades serão em localidades do Norte e Nordeste, em áreas mais pobres. O edital com as primeiras vagas deve ser publicado em outubro.

O programa será aberto a médicos brasileiros e estrangeiros formados fora do Brasil, desde que façam o exame que permite um diploma obtido no exterior ser reconhecido no País, o Revalida. Quem entrar para o novo programa vai substituir gradativamente quem está hoje no Mais Médicos e será contratado pelas regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43). Para concorrer, o candidato deverá ter registro válido um Conselho Regional de Medicina (CRM).

Foram convidados para este debate:
- o presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Lopes Ferreira;
- o secretário-geral da Federação Nacional dos Médicos, Carlos Fernando da Silva;
- o representante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) Heleno Corrêa.

A audiência pública está marcada para as 14h30, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. O debate será interativo. Clique aqui e participe

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.