Educação, cultura e esportes

Situação das bolsas para pesquisa no Brasil é tema de audiência nesta manhã

11/09/2019 - 08:57  

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute hoje sobre as mudanças no critério de concessão das bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Tony Winston/Agência Brasília
A Capes anunciou corte de mais de 5 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, previstas até o fim do ano

O deputado Bacelar (Pode-BA), um dos parlamentares que pediram a realização da audiência, lembra que a Capes é a principal instituição financiadora de pesquisas no Brasil.

Bacelar que explicações sobre os novos critérios para a concessão das bolsas. "Sabe-se, de antemão que o Índice de Desenvolvimento Humano do município onde está localizada a instituição de ensino será levado em conta e que essas bolsas serão concentradas em programas de doutorado, deixando os estudantes de mestrado menos guarnecidos."

O pedido de Bacelar para realização do debate recebeu apoio dos deputados Bira do Pindaré (PSB-MA), Paula Belmonte (Cidadania-DF), Professora Rosa Neide (PT-MT), João H. Campos (PSB-PE) e Edmilson Rodrigues (Psol-PA).

Na semana passada, em audiência na Comissão de Finanças, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que é possível evitar novos cortes nas bolsas de pós-graduação concedidas pelo MEC no orçamento do ano que vem.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares os representantes do Ministério da Economia José Ricardo Galdino e Clayton Luiz Montes; o presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia; o presidente substituto e diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do CNPq, Manoel da Silva; e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira.

Participação popular
A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 9 horas.

O evento será transmitido ao vivo pela internet. Os interessados poderão participar enviando perguntas e sugestões aos convidados. Clique aqui e participe.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.