Agropecuária

Comissão sobre terras indígenas pode não ser instalada, adianta Maia

26/08/2019 - 12:46   •   Atualizado em 27/08/2019 - 18:45

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que não pretende criar a comissão especial da PEC que trata de atividades agropecuárias e florestais em terras indígenas, se o texto sinalizar polêmicas e prejudicar a imagem do Brasil.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 187/16) autoriza as comunidades indígenas a “praticar os atos necessários” para atividades agropecuárias e florestais em suas terras e a comercializar a produção. A admissibilidade do texto foi aprovada nesta terça-feira (27).

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Indígenas protestam contra a PEC na CCJ

Maia destacou que não vai interferir na pauta das comissões, mas pode decidir se instala ou não uma comissão especial para debater a PEC.

“Não posso interferir na pauta das comissões, cada comissão tem sua liberdade. O que eu decido é: se instalo uma comissão de uma PEC ou não", explicou o presidente. "Se avançar na CCJ, vou avaliar se, neste momento, cabe ou não. Se for algo que sinalize alguma polêmica, algum encaminhando que gere mais narrativas negativas sobre o Brasil, é claro que vai ficar onde está”, afirmou Rodrigo Maia.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.