Educação, cultura e esportes

Comissão debate políticas voltadas para o setor cultural

21/08/2019 - 08:57  

A Comissão de Cultura debate hoje o papel das entidades vinculadas ao Ministério da Cultura e a preservação das políticas culturais. O debate atende a requerimento da presidente do colegiado, deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

São entidades vinculadas: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), a Fundação Cultural Palmares (FCP), a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

A deputada destaca que o País vive um cenário de cortes orçamentários, de reorganização das estruturas dos órgãos públicos, de extinção do Ministério da Cultura, e que é preciso avaliar o impacto das mudança no trato do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

"Queremos compreender como estão sendo implementados os programas, qual o status do cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), qual a situação orçamentária das instituições para o cumprimento da agenda nacional e a previsão de continuidade dos principais programas de cada uma das instituições", afirma.

Foram convidados:
- o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Andrey Rosenthal Schlee;
- o presidente da Fundação Cultural Palmares, Vanderlei Lourenço;
- o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Paulo César Brasil do Amaral;
- o assessor para Assuntos de Política Museológica na Unidade Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz, José do Nascimento Jr.; e
- o gestor cultural Hilton Cobra.

A reunião será realizada às 15 horas, no plenário 10.

Assista ao vivo

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.