Consumidor

Comissão debate tarifas de energia aplicadas na região Norte

20/08/2019 - 08:26  

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia realiza audiência pública nesta tarde para analisar as tarifas de energia elétrica aplicadas na região Norte e o programa Luz para Todos

De acordo com o requerimento para a realização do debate, subscrito pelos deputados Eduardo Costa (PTB-PA), Airton Faleiro (PT-BA), Alan Rick (DEM-AC) e Jesus Sérgio (PDT-AC), somam-se aos altos custos das tarifas para a região as cobranças por recuperação de receita quando identificado consumo não apurado.

Essa modalidade de cobrança é prevista em resolução da Aneel que permite à concessionária cobrar do consumidor a diferença quando identificar desvio de energia (como o uso de ligação clandestina - conhecida como 'gato' - ou adulteração do medidor, por exemplo).

Os deputados questionam o fato de a concessionária poder multiplicar o suposto consumo mensal desviado por até 36 vezes, além de outras questões relacionadas aos métodos de inspeção da concessionária.

De acordo com os deputados, a audiência tem como finalidade aprofundar o debate sobre as tarifas e o alto custo da energia elétrica na região Norte e os impactos no dia a dia dos consumidores e no desenvolvimento da região.

Debatedores
Foram convidados para o debate representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), da Amazonas Distribuidora de Energia (AME), do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e da Associação Comercial, Industrial de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).

Confira a lista completa de convidados

Participação popular
A audiência pública está marcada para as 14 horas no plenário 15.

O evento será transmitido ao vivo pela internet. Os interessados poderão participar enviando perguntas e sugestões aos convidados. Clique aqui e participe.

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.