Maia assina convênio para propor medidas de melhoria na gestão dos trabalhos legislativos
15/08/2019 - 13:45
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, assinou acordo de cooperação técnica com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para propor medidas de melhoria na gestão, qualidade e produtividade dos trabalhos legislativos. Segundo Maia, é o primeiro passo para a reforma administrativa da Casa. O serviço será prestado pela MBC, por intermédio da Falconi Consultoria. O acordo não envolve a transferência de recursos financeiros e terá vigência de até 12 meses.
Na solenidade de assinatura do documento, Rodrigo Maia destacou que espera que o acordo traga mais eficiência para o processo legislativo brasileiro.
“Nesse projeto não queremos nem olhar para o presente nem para o passado. Queremos olhar para o futuro, o futuro de uma Câmara mais eficiente, que produza melhor que atenda melhor ao cidadão, que tenha um processo legislativo no qual a sociedade interaja mais”, disse o presidente.

Eficiência
Em documento divulgado pela assessoria, Maia também destacou que a Câmara deve liderar um amplo processo de transformação do setor público e oferecer o cenário mais favorável ao investimento na infraestrutura econômica e social.
“A redução do quadro de colaboradores é uma consequência natural das aposentadorias e do cumprimento do Teto de Gastos imposto a toda a administração pública. E a redução da despesa é medida indispensável para o Estado ideal. É urgente o estudo criterioso da organização e prestação dos serviços da Câmara com uma especial atenção a essa realidade”, afirmou Rodrigo Maia.
Fluxo de processos
A primeira-secretária da Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ), destacou a importância da assinatura do convênio para melhorar o fluxo de processos e de gestão na Câmara.
“Queremos mais uma vez dar uma demonstração de eficiência, e economicidade para o Brasil. O presidente Rodrigo Maia resgatou a importância do Parlamento para o País. Vamos, agora, repensar nossos processos”, disse a parlamentar.
Consultoria
O MBC já executou projetos em mais de 50 governos estaduais, prefeituras e ministérios, impactando em torno de 140 milhões de pessoas e chegando a uma economia anual de R$ 15,2 bilhões. Já a Falconi é uma consultoria em gestão, com capital 100% nacional, presente em mais de 30 países, especializada em atender organizações públicas e privadas que precisem atingir novos patamares de resultado.
A Diretora Executiva do MBC, Tatiana Ribeiro, celebrou a assinatura do convênio e destacou que a solenidade representava um momento histórico para a empresa.
“Pode ser um grande marco na gestão pública brasileira”, afirmou Ribeiro.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rachel Librelon