Saúde

Parlamentares discutem efetividade de serviços do SUS

15/08/2019 - 08:49   •   Atualizado em 15/08/2019 - 10:47

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados reúne-se hoje para discutir a efetividade do modelo de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo analisa formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil e o impacto que o credenciamento de especialistas de fora do SUS poderia ter no atendimento, a fim de torná-lo mais ágil.

O relator do estudo, deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MS), busca valorizar a figura do médico e a necessidade de "resgatar a credibilidade e conhecida eficiência do clínico", particularmente na elaboração de diagnóstico efetivo, e pronta terapia, evitando-se complicações, economizando recursos e dignificando a situação de usuários e profissionais de saúde.

Foram convidados para participar do debate:
- o coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Paulo Eduardo Sellera;
- o diretor do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Otavio Pereira D'Avila;
- o assessor parlamentar do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Leonardo Vilella;
- o membro da diretoria executiva do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Hisham Mohamad Hamida.

A reunião será realizada na sala de Reuniões da Mesa, às 15 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.