Direitos Humanos

Comissões debatem inclusão digital do idoso

14/08/2019 - 08:55  

As comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática promovem audiência pública nesta tarde sobre inclusão digital do idoso.

A autora do pedido para audiência é a deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Ela destaca que a grande maioria da população idosa do País está apartada das informações e dos conhecimentos necessários sobre o que o futuro lhe reserva.

Segundo a deputada, do total da população idosa do País, apenas 25% estão conectados à internet e conhecem o funcionamento de um smartphone. "O restante ainda carece da inclusão digital, que é o canal de comunicação que dá acesso à informação e ao conhecimento, que são instrumentos vitais para a qualidade de vida da sociedade moderna", afirmou.

Foram convidados para o debate:

  • o diretor do Centro de Estudos da Maturidade da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura, Ricardo Mucci;
  • o presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, Carla da Silva Santana Castro;
  • o pesquisador e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, especialista em gamificação e coordenador do projeto "Programação de Games para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e Prevenção do Declínio Cognitivo em Idoso", Fábio Ota; e
  • um representante da Federação Brasileira de Órgãos de Defesa do Consumidor (Febracon).

A audiência ocorre às 14 horas, no plenário 12.

Assista ao vivo

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.