Direitos Humanos

Projeto proíbe tratamento hormonal para mudança de sexo antes dos 21 anos

Atualmente, a idade mínima para esse tipo de tratamento é de 18 anos

02/08/2019 - 10:14  

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Heitor Freire: “aos 18 anos o cérebro humano ainda não se encontra plenamente desenvolvido para uma tomada de decisão tão drástica e muitas vezes irreversível”

O Projeto de Lei 3419/2019 proíbe a realização de tratamentos hormonais de redesignação sexual (mudança de sexo) em menores de 21 anos. Hoje, a idade mínima para esse tipo de tratamento é de 18 anos.

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta também torna lei a proibição de cirurgia de transgenitalismo em menores de 21 anos em todo o território nacional. Atualmente, a Resolução 1.955/10, do Conselho Federal de Medicina (CFM), já determina que a idade mínima para esse procedimento cirúrgico é de 21 anos.

Segundo o texto, responderão civil e criminalmente os profissionais de saúde, pais, tutores, representantes legais “e demais influenciadores que vierem a descumprir ou incentivar o descumprimento da medida”.

Maturidade
Embora a maioridade no Brasil seja aos 18 anos de idade,  o deputado Heitor Freire (PSL-CE) acredita que “aos 18 anos o cérebro humano ainda não se encontra plenamente desenvolvido para uma tomada de decisão tão drástica e muitas vezes irreversível”.

Para o parlamentar, “os ativistas da ideologia de gênero têm bombardeado a cabeça das pessoas, impondo, sob a carapaça de tolerância, que práticas prejudiciais à sociedade e à saúde sejam banalizadas, massacrando todos aqueles que se impõem contra elas”.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3419/2019

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre