Educação, cultura e esportes

Desafios da educação indígena são tema de audiência hoje

03/07/2019 - 08:20  

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Direitos Humanos - índio - mulheres indígenas
No Brasil, segundo o Censo do IBGE de 2010, vivem cerca de 869.917 indígenas, pertencentes a 305 povos

A comissão externa criada na Câmara dos Deputados para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério da Educação avalia a situação da educação indígena no País. O debate foi sugerido pela deputa Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena a ser eleita para o Congresso Nacional.

Joenia Wapichana lembra que o direito a educação escolar diferenciada para os povos indígenas está assegurado em diversos diplomas legais, como a Constituição Federal; a Convenção 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais (promulgada no Brasil em 2004); a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU; a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96). 

“Ocorre, contudo, que as iniciativas do Estado brasileiro têm sido insuficientes para a valorização da educação indígena, resultando em cenário de aguda precarização que contribui, lamentavelmente, para os baixos indicadores de qualidade da educação brasileira, bem como a vulnerabilidade socioeconômica dessas populações”, lamenta a parlamentar. 

Segundo o Censo de Educação Superior, em 2015, dos 869.917 indígenas brasileiros, 32.157 estavam matriculados no ensino superior e 250.853 nas 3.297 escolas indígenas.  

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros, o representante do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena Gersem José dos Santos Luciano; o representante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Cleber César Buzatto; e um representante do Ministério da Educação.

Confira a lista completa de convidados

A audiência será realizada a partir das 13h30, no auditório Nereu Ramos.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.