Educação, cultura e esportes

Comissão do Esporte avalia legado das Olimpíadas do Rio

18/06/2019 - 08:38  

EBC - Agência Brasil
Esporte - olimpíadas - jogos olímpicos - cidade olímpica
R$ 7,2 bilhões foram investidos pelo poder público (federal, estadual e municipal) e pela iniciativa privada, que bancou 58,6% dos custos

O legado das Olimpíadas de 2016 é tema da audiência que a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realiza nesta tarde. 

A pedido do deputado Luiz Lima (PSL-RJ), o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, General Décio dos Santos Brasil; e o o assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Cidadania, Homero Gustavo Reginaldo Lima, foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares. 

“Queremos informações sobre a adequação, a manutenção e a utilização das instalações esportivas olímpicas e paraolímpicas, constantes da Matriz de Responsabilidades dos Jogos Rio 2016”, explica Lima.

Matriz de Responsabilidades é um documento que lista os compromissos assumidos pelos entes governamentais associados exclusivamente à organização e realização dos Jogos do Rio 2016. A matriz relaciona projetos e responsabilidades pela execução e aporte de recursos.

Ao longo da preparação do Brasil para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, muito se discutiu sobre legado. Havia expectativa de que esses megaeventos trouxessem benefícios para o País em diversos setores, como infraestrutura das cidades, mas havia também críticas sobre possíveis prejuízos para a população, com remoções de moradores em função de obras e a construção de prováveis “elefantes brancos”.

Participação popular
A audiência será realizada a partir das 14h30, no plenário 4. Os interessados poderão acompanhar o debate pela internet. Clique no banner abaixo e participe, enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.