Política e Administração Pública

Plenário retoma votação de MP sobre ministérios de Bolsonaro

23/05/2019 - 12:18  

O Plenário da Câmara dos Deputados retomou a análise da Medida Provisória 870/19, que trata da estrutura organizacional do governo Bolsonaro. O texto principal foi votado na noite de ontem, mas faltam destaques, que são tentativas de mudar o texto.

A votação foi interrompida durante a discussão do destaque para retirar do texto um ponto que restringe a atuação dos auditores da Receita Federal. Pelo texto aprovado na comissão, auditores só serão autorizados a compartilhar com outros órgãos e autoridades indícios de crimes tributários.

A interpretação é que o Fisco terá atuação limitada na identificação de crimes de colarinho branco. Parlamentares favoráveis à mudança, no entanto, avaliam que a Receita tem extrapolado as suas atribuições e investigado autoridades sem o devido respaldo legal.

O líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), disse há pouco que há acordo para retirar esse ponto do texto.

Também está pendente de análise o destaque do PSB sobre a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O objetivo é reinstituir o Ministério da Ciência e Tecnologia como gestor do Fundo, que pelo texto aprovado na comissão foi colocado sob autoridade da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Mais informações a seguir

Reportagem- Carol Siqueira
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta