Meio ambiente e energia

Frente parlamentar vai propor soluções para desenvolvimento da região amazônica

15/05/2019 - 16:14  

Foi lançada nesta quarta-feira (15), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia, com o objetivo de propor e discutir soluções para o desenvolvimento sustentável da região.

O grupo é coordenado pelo deputado Delegado Pablo (PSL-AM). De acordo com ele, “valorizar a Amazônia é batalhar por políticas sustentáveis e por leis que diminuam as desigualdades sociais que existem lá”. Entre as atividades que o deputado classifica como indutoras do desenvolvimento da região está a Zona Franca de Manaus.

Para o deputado José Ricardo (PT-AM), a população deve ser prioridade nas discussões da frente parlamentar.

"Quando se fala em projetos de desenvolvimento, nem sempre leva-se em consideração a realidade do povo. Povo indígena, ribeirinho, agricultores, pessoas que moram tradicionalmente em terras públicas."

O lançamento da frente contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Segundo ele, o lançamento dessa frente é um exemplo de como o Legislativo e o Executivo podem trabalhar juntos em busca de um objetivo comum. Ele também listou o que considera prioridades para fomentar o desenvolvimento da região.

“O desenvolvimento sustentável é a melhor maneira de desenvolver e dar vida digna aos habitantes. Temos que melhorar o monitoramento e as ações de fiscalização. Ao mesmo tempo, gerar as atividades econômicas e fazer com que haja previsibilidade, segurança jurídica e condições de expandir a riqueza da biodiversidade para as pessoas que lá vivem”, disse.

A frente parlamentar tem a mobilização de 212 deputados até o momento. Para debates mais efetivos, o coordenador da frente pretende reunir os parlamentares dos estados que fazem parte da região: Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso.

Reportagem - Lincoln Macário e Antonio Vital (com informações de Carolina César)
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.