Saúde

Seguridade debate relatório do Banco Mundial sobre o SUS

04/04/2019 - 08:38  

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta manhã para a apresentação do relatório do Banco Mundial que propõe uma reforma para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado Ricardo Barros (PP-PR), ex-ministro da Saúde e autor do requerimento de realização do debate, afirma que entre 2016 e 2018 foram economizados R$ 5 bilhões no setor, reinvestidos na ampliação da oferta de serviços públicos, entre outras ações.

“Mesmo com todo o esforço feito pelos governos federal e estaduais, ainda existe um gargalo no sistema, que passa pela necessidade de informatização para integração dos sistemas e demais ações que todos os setores envolvidos devem participar”, disse. Ele acredita que o estudo do Banco Mundial poderá colaborar com a execução de políticas para fortalecer e tornar mais eficiente e acessível o serviço público de saúde.

Debatedores
Foram convidados para a audiência pública:
- o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta;
- o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Leonardo Moura Vilela;
- o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira; e
- o presidente do TCU, ministro José Mucio Monteiro.

Hora e local
A audiência será realizada no plenário 7, a partir das 9h30. Quem quiser podera acompanhar o debate ao vivo, além de enviar perguntas e críticas aos debatedores. Clique aqui e participe.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.