Política e Administração Pública

Câmara aprova projeto que garante biópsia para pacientes do SUS com suspeita de câncer

13/12/2018 - 14:19  

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 275/15, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que garante aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer o exame de biópsia em até 30 dias. A proposta segue para o Senado.

A relatora, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), defendeu a aprovação do texto original. A medida está incluída na pauta de reivindicação da bancada feminina, ponto ressaltado por Jô Moraes.

“É uma conquista para as mulheres garantir que se façam exames para diagnóstico no caso de suspeita de câncer em 30 dias. É uma garantia de sobrevivência”, disse.

O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que ocupa a Presidência da Câmara, afirmou que a aprovação demonstra a “importância das mulheres no Parlamento Brasileiro”. “O diagnóstico precoce e a ação precoce são fundamentais na cura”, destacou.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) também afirmou que, no caso de tratamento de câncer, o tempo é fundamental. A determinação legal de o paciente tem direito a tratamento em 60 dias começa a contar da data do diagnóstico, que depende dos exames cujo prazo de realização será incluído na legislação.

Mais informações a seguir.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 275/2015

Íntegra da proposta