Cidades e transportes

Proposta obriga exame sobre alterações no sono para habilitação de motorista profissional

06/04/2018 - 19:04  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 9726/18, do deputado Eros Biondini (Pros-MG), que pretende obrigar o exame de polissonografia para habilitação de motoristas nas categorias C, D e E. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB, Lei 9.503/97).

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência pública e reunião ordinária. Dep. Eros Biondini (PROS - MG)
Fadiga e sonolência contribuem para até 30% dos acidentes nas estradas, afirma autor da proposta

A habilitação nas categorias C, D e E em geral destina-se a motoristas profissionais. A categoria C permite dirigir veículo de carga, como caminhões; a D, veículo com mais de oito passageiros além do motorista, como vans e ônibus; e a E, veículos com reboque, sejam de carga ou de passageiros, ou então enquadrados como trailer.

“Estudos recentes apontam que a fadiga e a sonolência contribuem para até 30% nas causas dos acidentes nas estradas brasileiras”, afirma o autor da proposta. “Possíveis alterações do sono podem ser detectadas mediante a realização do exame de polissonografia”, diz Eros Biondini.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 9726/2018

Íntegra da proposta