Segurança

Câmara lança livro para orientar ações do Legislativo e do Executivo na área de segurança pública

06/12/2018 - 18:40  

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara lançou o livro “Segurança Pública: Prioridade Nacional”. A publicação é o resultado de dois anos do trabalho de pesquisadores e gestores de diferentes campos de atuação.

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Lançamento do Livro “Segurança Pública – Prioridade Nacional”
Publicação do Cedes é resultado de dois anos de trabalho

Entre os temas abordados na publicação, que tem por objetivo orientar as ações do Legislativo e do Executivo para a área, estão o modelo de polícia, o financiamento e a gestão do sistema de segurança pública.

A partir do estudo, foi elaborada e será apresentada uma Proposta de Emenda à Constituição que prevê a criação de um fundo constitucional de segurança pública a ser gerido e patrocinado pela União para financiar as ações de estados e municípios.

A intenção é criar um modelo de segurança pública mais eficiente na gestão de recursos escassos e que responda melhor aos desafios da criminalidade crescente.

O relator do estudo que gerou o livro, deputado Capitão Augusto (PR-SP), destacou que a segurança pública é uma prioridade para todas as pessoas e por isso precisa ser aperfeiçoada.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

"Haverá ainda discussões, mas significa um pontapé neste momento tão importante para o Brasil no qual a segurança pública passa pela sua pior fase: 65 mil mortos violentos ao ano, as facções criminosas dominando todo o país, o tráfico de entorpecentes acabando com a nossa juventude. A proposta vem ao encontro do que a população brasileira espera. que é a melhoria da segurança pública."

O Cedes é um órgão de pesquisa da Câmara dos Deputados que, com equipes multidisciplinares, desenvolve estudos nas áreas social, econômica e política.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.