Política e Administração Pública

Encontro internacional discute crescimento populacional

19/10/2004 - 16:41  

A Câmara, por meio da Comissão Especial da Mulher, participa desde ontem em Estrasburgo, na França, da Conferência Internacional de Parlamentares 2004 sobre a implementação do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento. A comissão é representada no encontro pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).
A Conferência Internacional de Parlamentares 2004 realiza-se exatamente dez anos após a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) ocorrida no Cairo (Egito), em 1994, que traçou um programa de ação adotado por 179 países. O programa, planejado para ser executado em 20 anos, envolve ações para promover os direitos reprodutivos, a igualdade entre homens e mulheres, a responsabilidade masculina e a autonomia e o poder da mulher em todo o mundo.

Fundo de Populações
A missão prioritária do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) é promover o acesso universal de casais e indivíduos à saúde reprodutiva, incluindo o planejamento familiar e a saúde sexual; apoiar estratégias de população e desenvolvimento que propiciem o fomento da capacidade de programação em matéria de população; sensibilizar entidades governamentais e não-governamentais sobre as questões relacionadas com população e desenvolvimento; e mobilizar os recursos e a vontade política necessários para a realização das ações.

Troca de experiências
Alice Portugal ressaltou as críticas contra o Governo dos EUA, acusado de se recusar a reiterar os compromissos da Conferência de Cairo. "É lamentável e demonstra uma visão individualista em relação às iniciativas para a implantação de políticas sobre população e desenvolvimento", afirmou.
A deputada considerou positivo o fato de o Brasil figurar com destaque entre as nações que adotaram ações afirmativas em consonância com as recomendações da ONU e ter sido citado no relatório "A Situação da População Mundial 2004" pelo sucesso da política de distribuição de preservativos femininos na rede pública de saúde.

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel.(61) 216.1851/ 216.1852
Fax.(61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.