Economia

Oposição critica mudanças em campos do pré-sal; governistas esperam aumento de investimentos

04/07/2018 - 16:49   •   Atualizado em 04/07/2018 - 20:24

Houve divergências em Plenário sobre a proposta que permite à Petrobras transferir a outras empresas uma fatia da exploração de petróleo do pré-sal na Bacia de Santos, área cedida onerosamente pela União. A oposição insistiu nas críticas de que o projeto (PL 8939/17) esvazia poderes da Petrobras, enquanto os favoráveis ao texto ressaltaram que a medida vai atrair investimentos ao Brasil.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que o projeto interessa às empresas internacionais. “O que se pretende é abrir esta enorme fronteira de exploração do petróleo do pré-sal para entregar às transnacionais do petróleo”, declarou.

O líder do governo, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PA), refutou as críticas. “Vivemos em um novo mercado e temos de dar flexibilidade à companhia”, disse o parlamentar, referindo-se à Petrobras.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) chamou a proposta de “criminosa”. “Toda a riqueza do pré-sal será entregue de mão beijada a petrolíferas internacionais”, criticou.

Já o deputado Ronaldo Benedet (MDB-SC) afirmou que, diante das mudanças no mercado energético e o avanço de energias renováveis, é importante repensar o papel da estatal. “Não estamos falando em venda da Petrobras, mas temos de pensar até quando vai valer a pena explorar o petróleo”, afirmou.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8939/2017

Íntegra da proposta