Meio ambiente e energia

Sessão solene celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2018 - 19:43  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Solenidade foi acompanhada por representantes de organizações ambientalistas

A Câmara dos Deputados promoveu nesta terça-feira (5) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje.

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, destacou que, desde meados do século passado, o meio ambiente passou a ser um tema fundamental nas reflexões política e econômica mundiais. “O marco mais claro dessa mudança de pensamento foi a primeira grande conferência internacional, que aconteceu em Estocolmo em 1972”, lembrou.

O deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), que solicitou a realização da sessão, afirmou que a sociedade precisa rever seus modos de produção e consumo em prol da sustentabilidade. “É fundamental o investimento nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico para que não haja o comprometimento dos ativos naturais.”

Por sua vez, o deputado Roberto de Lucena (Pode-SP) destacou que a data comemorativa de hoje tornou-se uma plataforma global para a conscientização dos povos. “Devemos incentivar a população a atuar na proteção da natureza. Esse engajamento impactará positivamente as futuras gerações”, disse.

Data
O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece anualmente em 5 de junho, data escolhida para coincidir com a Conferência de Estocolmo, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972.

Para 2018, a ONU adotou como mote a campanha “Acabe com a poluição plástica”. Todos os anos, oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos, ameaçando as vidas marinha e humana e destruindo os ecossistemas naturais.

Confira aqui a integra da sessão solene

Reportagem – Márcia Torres
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.