Economia

Frente parlamentar defende aprovação de propostas favoráveis ao setor de indústria de máquinas

18/04/2018 - 12:12  

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) foi escolhido o novo coordenador da frente parlamentar que defende a indústria de máquinas e equipamentos, segmento responsável pela geração de cerca de dois milhões de empregos diretos e indiretos.

Segundo ele, o setor encolheu no país nos últimos anos e é necessário que os deputados se mobilizem para garantir ações de apoio que contribuam para o desenvolvimento nacional.

Ananda Borges / Câmara dos Deputados
Deputados S - Z - Vanderlei Macris
Deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP)

"Este é um setor exportador que precisa dos olhos do governo e do Congresso Nacional. Precisamos atuar para essa indústria crescer e dar condições para que a economia brasileira possa deslanchar de maneira definitiva".

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Marchesan, lamentou que o Brasil tem sofrido com a desindustrialização nos últimos 30 anos, gerando prejuízos econômicos e sociais."Não pode um país prescindir da indústria de bens de capital. Esse é o parque mais importante, porque gera emprego, renda, impostos. Hoje, há 12,5 milhões de brasileiros desempregados, quase 20 milhões entre desempregados e subempregados. Isso gera a insegurança que a gente vê na rua. E dignidade a gente consegue com empregos, com carteira assinada."

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria e Comércio, Igor Calvet, considera que as principais dificuldades da indústria nacional são a alta tributação e a velocidade dos avanços tecnológicos. Ele destaca a importância de o setor se organizar em parceria com o Congresso.

"País forte precisa de uma indústria forte. Cada vez que a indústria se organiza é melhor para o país. Os melhores empregos, os salários mais altos, a cadeia produtiva envolvida, tudo isso importa para o desenvolvimento do país."

Entre os projetos considerados prioritários pela Frente, segundo Vanderlei Macris, estão o que acaba com a desoneração da folha de pagamento de alguns setores da indústria (PL 8456/17); o que estabelece a política de conteúdo local, para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural (PL 9302/17); e o que trata da criação de norma geral para regular licitações e contratos públicos (PL 6814/17).

Reportagem – Mônica Thaty
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6814/2017

Íntegra da proposta