Agropecuária

Seminário discute Censo Agropecuário de 2017

10/04/2018 - 07:55  

A Frente Parlamentar Mista da Geografia, Estatística e Meio Agroambiental promove nesta manhã um seminário para apresentação de um panorama atualizado do Censo Agropecuário 2017 e perspectivas para o Censo Demográfico 2020.

O colegiado é coordenado pelo deputado Carlos Melles (DEM-MG).

No ano passado, em audiência na Câmara o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, afirmou que o Censo Agropecuário 2017 seria completo e chegaria aos mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais, com um maior nível de precisão nas respostas e um menor custo.

Menos dinheiro
O Censo Agropecuário teve seus recursos reduzidos no ano passado. Um levantamento detalhado custaria aproximadamente R$ 1,6 bilhão em três anos, mas o Orçamento da União destinou por meio de emenda parlamentar apenas R$ 505 milhões para a tarefa.

O projeto reformulado do censo reduziu o tempo médio de entrevista com os produtores rurais e o número de recenseadores. O período de coleta de dados, no entanto, aumentou de três para cinco meses. Os primeiros resultados do censo devem ser divulgados em junho.

O seminário, que será realizado em parceria com o IBGE, ocorre no auditório Nereu Ramos, a partir das 9 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.