Educação, cultura e esportes

Câmara recebe exposição inédita no Brasil sobre o Holocausto

Mostra, exibida na ONU em 2015, busca estimular a reflexão sobre o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial

26/03/2018 - 07:56  

A Câmara dos Deputados abre nesta segunda-feira (26) a exposição "Shoá – o Holocausto: como foi humanamente possível?", que retrata os horrores da Segunda Guerra Mundial. A mostra exibe painéis com imagens e textos que explicam, de forma clara, acessível e didática, a vida dos judeus, a ascensão e a propaganda nazista, além dos guetos e dos campos de concentração, entre outros temas.

Além dos eventos cronológicos, o visitante também poderá ver fotos e depoimentos de pessoas que sofreram os horrores da guerra. O objetivo é estimular os visitantes a refletir sobre o assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A mostra também traz o tema para os dias de hoje, a fim de educar jovens e construir uma memória coletiva universal, que transmita e compartilhe valores como tolerância, respeito, diversidade, igualdade, resistência e resiliência.

A exposição é uma realização do Departamento de Exposições Itinerantes do Yad Vashem (Centro Mundial de Lembrança do Holocausto), em Jerusalém, Israel, com curadoria de Rinat Harris-Pavis e consultoria de Avraham Milgram. A mostra foi exibida pela primeira vez em janeiro de 2015 na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Com a inauguração na Câmara, a exposição inicia a sua trajetória no circuito cultural brasileiro. O Museu do Holocausto de Curitiba foi o responsável pela aquisição dos direitos, tradução, adaptação e produção da mostra em território nacional.

A exposição poderá ser conferida até 11 de abril, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães. A entrada é franca.

Da Redação – ND
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.