Projeto exige coleta seletiva de lixo nas escolas brasileiras
17/08/2016 - 12:55
Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5860/16, do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), que exige a instalação de lixeiras seletivas para reciclagem nas escolas públicas e privadas.
Pelo texto, as lixeiras serão instaladas em número suficiente para receber, separadamente, os detritos de plásticos, vidros, papéis e outros materiais.
Caberá à escola vender o lixo recolhido passível de reciclagem. A proposta estabelece que as secretarias de Educação poderão celebrar acordos ou convênios com entidades públicas, organizações não-governamentais ou cooperativas de catadores.
Felipe Bornier destaca diversos benefícios da reciclagem, entre eles a geração de emprego. “Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos”, ressaltou.
Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição - Sandra Crespo