Câmara homenageia Dom Pedro 2º, último imperador do Brasil
11/12/2017 - 16:53

A Câmara dos Deputados homenageou nesta segunda-feira (11), em sessão solene, D. Pedro 2º, que morreu em 5 de dezembro de 1891. Ele foi o segundo e último imperador do Brasil, de 1840 a 1889.
A homenagem foi solicitada pelo deputado André Amaral (PMDB-PB), que destacou o papel do D. Pedro na história brasileira. “Foi um dos chefes de Estado que mais respeitaram o Parlamento e pautou sua vida de acordo com o anseio popular."
Para o deputado, é necessário que todos conheçam a história de D. Pedro. “Queremos que essa história seja contada para que, no futuro, tenhamos a certeza de que as oportunidades de mostrar a verdade foram dadas por esta Casa”.
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou a importância do imperador. "D.Pedro 2º, talvez o estadista brasileiro mais respeitado ao longo de 49 anos no poder, deixou um legado incomparável nos mais diversos setores da vida pública, entre 1840 e a Proclamação da República”, disse.
D. Pedro destacou-se também na área da educação e cultura, fundando o Instituto Geográfico Brasileiro, a Imperial Academia de Música e o Colégio Pedro 2º.
Reportagem – Carolina Rabelo
Edição - Rosalva Nunes