Economia

Comissão autoriza utilização de recursos da Lei Rouanet em atividades de promoção do turismo

10/11/2017 - 15:31   •   Atualizado em 05/11/2018 - 14:33

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as diretrizes operacionais de financiamento à Carcinicultura. Dep. Raimundo Gomes de Matos (PSDB - CE)
O relator, Raimundo Gomes de Matos, defendeu a proposta

A Comissão de Cultura aprovou projeto de lei (PL 8257/17) do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) que autoriza atividades artístico-culturais realizadas na promoção dos destinos e produtos turísticos brasileiros, seja no Brasil ou no exterior, a receber recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

O Pronac é um mecanismo de fomento à cultura prevista na Lei Rouanet (8.313/91).

“O setor turístico nacional utiliza-se, legitimamente, de recursos culturais (shows, performances, livros, atividades artísticas em geral), genuinamente brasileiros, a fim de, nos grandes eventos internacionais, chamar a atenção para nossos valores culturais, e com isso facilitar a atração de turistas para o País”, afirmou o autor.

O relator, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), defendeu a aprovação do projeto. “Mesmo sabendo do esforço do atual governo em promover mudanças substanciais na Lei Rouanet, com o objetivo de corrigir suas distorções e equívocos, não podemos deixar de apreciar positivamente essa matéria”, defendeu Matos.

Segundo o texto, a autorização de recebimento dos recursos deve ocorrer mediante prévia anuência do órgão responsável pela política de turismo nacional.

Tramitação
A proposta, que tramita conclusivamente, ainda será analisada pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8257/2017

Íntegra da proposta