Política e Administração Pública

Ministro da Fazenda debate panorama da economia brasileira

08/11/2017 - 08:11  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Reunião ordinária com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
Meirelles deve falar sobre privatizações e crescimento econômico

As comissões de Finanças e Tributação; de Fiscalização Financeira e Controle; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços promovem audiência pública conjunta nesta manhã com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O debate estava marcado para o último dia 18, mas foi cancelado.

Os deputados devem discutir o panorama da economia e composição da dívida pública brasileira, ações para 2017 e novos projetos incluídos no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). O debate atende a requerimentos de diversos parlamentares.

“O clima de instabilidade que se instalou na administração pública nos últimos anos afeta todos os setores da economia, desde os mais humildes trabalhadores assalariados até os grandes investidores”, afirma o deputado Covatti Filho (PP-RS), um dos parlamentares que pediram a vinda do ministro. “Se os próximos meses parecem imprevisíveis para a maioria dos analistas, os mais céticos preveem dias de dificuldades ainda maiores para o Brasil.”

O deputado Helder Salomão (PT-ES), que também pediu a vinda de Meirelles, lembra que o governo anunciou, no último dia 23 de agosto, a inclusão de 57 novos projetos no PPI, no âmbito do qual são feitas as privatizações. “Os projetos de parceria com o setor privado, especialmente quando envolvem a realização de investimentos importantes, tendem a gerar grande interesse e numerosos questionamentos sobre a sua real efetividade no desenvolvimento econômico do País”, afirma.

Entre os projetos anunciados, Salomão cita a privatização de usinas de geração hidroelétricas, de trechos de rodovias, aeroportos, linhas de transmissão de energia elétrica e emepresas públicas, como Eletrobras e Casa da Moeda.

"É importante ainda que o ministro debata com esse colegiado a real expectativa em torno do crescimento do PIB esse ano", acrescenta o deputado Wilson Filho (PTB-PB).

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 4, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.