Política e Administração Pública

Plenário rejeita pedido de votação artigo por artigo da MP do Fies

31/10/2017 - 18:15   •   Atualizado em 31/10/2017 - 18:22

Assista ao vivo

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 205 votos a 52, requerimento do PCdoB que pedia a votação, artigo por artigo, da Medida Provisória 785/17. A MP reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para 2018, exigindo adesão das faculdades interessadas a um fundo de garantia e pagamento das parcelas do financiamento pelo estudante logo após o término do curso.

A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA), afirmou que o partido é contra a MP por entender que as mudanças vão diminuir o número de bolsas e aumentar os juros cobrados dos estudantes.

“Não é possível encher os banqueiros de dinheiro em detrimento de amparar as famílias e os estudantes que precisam de financiamento para garantir a sua formação”, disse a deputada.

De acordo com a MP, não haverá mais carência de 18 meses para começar a pagar após o término da faculdade. O parecer do relator da MP, deputado Alex Canziani (PTB-PR), especifica, no entanto, que o custo do financiamento não será maior que a variação da inflação no período do contrato.

Canziani disse que as mudanças previstas vão garantir juros subsidiados por permitir o investimento dos fundos constitucionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que não é possível prefixar as taxas na proposta. “Não dá para definir os juros porque isso é questão de mercado, mas os fundos constitucionais praticam juros de cerca de 2,5%”, afirmou.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Eduardo Piovesan e Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.