Agropecuária

Comissão de Fiscalização Financeira debate desdobramentos da Operação Carne Fraca

31/10/2017 - 08:35  

Saulo Cruz
Alimentos - carnes - carne de porco - Frigorífico
PF diz que fiscais investigados recebiam propina para emitir certificados sanitários sem fiscalizar a carne

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle promove nesta manhã uma audiência pública para esclarecer as medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura sobre os desdobramentos da Operação Carne Fraca.

A Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF), teve início em 17 de março deste ano e buscou desarticular um esquema de corrupção envolvendo fiscais agropecuários e donos de frigoríficos nos estados do Paraná, de Minas Gerais e Goiás.

A PF afirma que os fiscais investigados na operação recebiam propina das empresas para emitir certificados sanitários sem fiscalização efetiva da carne, o que permitia a venda de produtos com prazo de validade vencido.

A audiência foi sugerida pelo 2º vice-presidente da comissão, deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), que disse ser necessário conhecer as medidas que estão sendo adotadas para que o Brasil possa manter o ritmo de exportação.
“É importante debater os impactos da operação sobre a cadeia produtiva. Bem como suas implicações em termos de investimento e finanças públicas”, disse.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, foi convidado para falar sobre o tema.

A audiência com Maggi já foi adiada por duas vezes. A reunião estava marcada inicialmente para 19 de setembro, mas o ministro informou, em ofício, que não poderia comparecer por problema de saúde na família. No dia 10 deste mês, a audiência foi novamente adiada.

Participação popular
A reunião será realizada no plenário 9, a partir das 11 horas.

O debate será interativo. Os cidadãos podem participar enviando perguntas e comentários pelo portal e-Democracia, no banner abaixo.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.