Educação

PEC prevê que aluno arque com os custos de curso superior em universidade pública

41 Comentários Anteriores

  • Escrito por: auridia b albino

    26/10/2017, 16h25

    inacreditável e inaceitável uma pec destas tão retrógrada.cada vez mais dificultando o acesso a educação pública...vergonha alheia de quem votou num cara deste e depositou a confiança neste que nunca terá um voto meu, aff

  • Escrito por: Andréa Barranqueiros

    26/10/2017, 17h34

    Deputado Andres Sanchez (PT-SP), autor da proposta. Em tempos que a população brasileira se petrifica com os escândalos do desmonte das políticas públicas, eis que surge você com essa ideia. Deputado, a educação privada nem deveria existir. O sistema educacional deveria ser 100% público e você aí apresentando essa proposta? Sai do PT, seu perfil não é de um partido dos trabalhadores. Vá para o PMDB, DEM, PSDB, qualquer outro que venda suas ideias por uns trocados do setor privado. Me senti envergonhada agora..Tantas lutas para travar para barrar essa lama e você com essa proposta. Lamentável!

  • Escrito por: Fábio Bueno

    26/10/2017, 18h51

    Por isso nós nao vamos para frente! Andamos valorizando a mão de obra pouco especializada, a mão de obra barata e vamos ficar sempre na cauda do desenvolvimento. Dos Brics não vai sobrar nada para o Brasil, escrevam isso. Tchau

  • Escrito por: Juliana Roza

    26/10/2017, 22h38

    Isso é um retrocesso, rumo a privatização da educação para que só tenha acesso ao ensino a burguesia desse país. O que o torna cada vez mais desigual. Acho que o senhor deveria ter vergonha e travar uma luta para que as políticas públicas sejam mais eficazes. E faça o seu papel de lutar pelos direitos do povo e não para tirá-los ou limitá-los.

  • Escrito por: luciane

    26/10/2017, 23h21

    Realmente estes políticos estão levando o Brasil ao retrocesso total.

  • Escrito por: Rosângela Barbosa Gomes

    27/10/2017, 00h07

    Que tal uma PEC que acabe com os privilégios e benesses das castas superiores do setor público? Que tal extinguir mordomias, acabar com carros luxuosos com motoristas 24 h por dia, milhares de assessores, apartamentos funcionais, auxílios moradia, o ridículo auxílio paletó, passagens ilimitadas, planos de saúde caríssimos, quando deveriam utilizar o "maravilhoso" SUS ou os "excelentes planos populares" sugeridos pelo Ministro da Saúde? Quanto não economizaríamos com isto? Concordo com o comentário feito pela Andréa Barranqueiros: educação privada nem deveria existir. Triste País este nosso.

  • Escrito por: Hilton C Fraboni

    27/10/2017, 10h32

    As universidades publicas deveriam ser privatizadas e o governo comprar uma parcela de vagas para alunos de baixa renda com currículo e pontuação do Enem destacadas e investir nas eaxokas técnicas. A preferência dada pela união em deter sob sua tutela o ensino superior nada mais é do que dominar um público eleitor e fomentar ideologias.

  • Escrito por: Tania Elias Magno da Silva

    27/10/2017, 12h18

    Proposta indecente. Fiquei assustada com o proponente sendo do PT, realmente estamos indo par ao buraco. O ensino publico, gratuito e de boa qualidade é uma luta de anos do movimento docente e discente, uma conquista histórica da democracia brasileira. Nasa de cobrar percentual, gratuita e de boa qualidade! Espero que os senhores parlamentares que tanto desgosto estão dando a seus eleitores, não cometam mais este absurdo. Sou professora aposentada da UFS, com mais de 50 anos de magistério e sei bem do que estou falando. Não a esta proposta ridícula e absurda.

  • Escrito por: Carlos

    27/10/2017, 13h02

    Há dinheiro para educação pública de qualidade. Há dinheiro para saúde pública de qualidade. Basta fazermos a auditoria cidadã da dívida pública. É inaceitável utilizarmos de ~50% dos impostos para pagarmos os serviços da dívida.

  • Escrito por: Elis Ribas

    27/10/2017, 13h28

    Essa proposta é um lixo. A universidade é o que diz - universal e para isso deve ser como é autônoma e pública, onde todas as classes estão bem ou mal representadas e estão presentes e os profissionais não sofrem o assédio do capital e da política de ideias de um grupo, bem o mal todas as vertentes políticas estão sim presentes. Ledo engano de quem pensa que só a esquerda está representada nas universidades públicas. Há sim muitas pessoas conservadoras, como àqueles com mentes do século presente.

  • Escrito por: Maria do rosário

    27/10/2017, 16h25

    Os que fazem as leis tem o dever de facilitar as coisas para a população carente, é com os programas sociais que a riqueza do país chega até quem mais precisa, o que não pode é políticos juizes e magistrado fiquem com todo dinheiro de uma nação através de seus altos salários

  • Escrito por: Valéria Vasconcelos

    27/10/2017, 17h59

    Na verdade deveriam aplicar na integra o que diz a constituição. A Constituição prevê que seja garantido ao povo direito a saúde, educação, moradia...Isso não acontece. Por que não acontece? Porque é só desvio, corrupção e no final das contas quem paga é o povo. As escolas particulares só existem por ineficiência do governo de atender as demandas, como também os planos de saúde.Já pagamos tantos impostos e tributos astronômicos, o Brasil tem a maior carga tributária do planeta.Isso será apenas mais uma fonte de desvio publico e continuaremos a pagar o pato!

  • Escrito por: Marlene Madalena Possan Foschiera

    27/10/2017, 20h51

    É inacreditável que essa proposta seja feito por um parlamentar do PT, isso é inadmissível. O Ensino tem que ser público, de qualidade e gratuito em todos os níveis. Um país só vai ser um país desenvolvido quando todos tenham acesso a educação. Esse deputado não me representa.

  • Escrito por: Maria de fatima andrade

    28/10/2017, 11h11

    Na verdade deveriam aplicar na integra o que diz a constituição. A Constituição prevê que seja garantido ao povo direito a saúde, educação, moradia...Isso não acontece. Por que não acontece? Porque é só desvio, corrupção e no final das contas quem paga é o povo.

  • Escrito por: Paulo Capel Narvai

    28/10/2017, 11h39

    Recomendo ao deputado ouvir seu partido. Fazendo-o saberá que o PT defende, programaticamente, a Educação como direito social. Ou seja é um direito cujo exercício não depende de pagamento por "serviços prestados", mas cujas despesas devem ser financiadas pela arrecadação tributária. Assim, o melhor encaminhamento da preocupação do parlamentar com indivíduos que poderiam pagar, é tributar grandes fortunas e combater a sonegação fiscal. Sem isto, a cobrança individual é inócua com o agravante de caracterizar dupla cobrança por serviços públicos: paga-se impostos e paga-se mensalidades. CCJ veta

  • Escrito por: Denise trento

    28/10/2017, 11h44

    Sugiro que o deputado informe-se sobre os perfis dos alunos e alunas das universidades públicas estaduais paulistas. Como docente da usp ha quase trinta anos observo a grande heterogeneidade dos estudantes. Nos ultimos dez anos temos recebido progressivamente mais alunos orieundos de escolas públicas. Outro ponto importante para informar-se: há estudos mostrando como a questão do financiamento das universidades precisa ser revista em novos parâmetros. Ampliou-se muitíssimo o atendimento nos últimos 15 anos com os mesmos recursos vindos do estado. Lamentavel vir do PT uma pec com esse teor.

  • Escrito por: Roner Oliveira Santos

    28/10/2017, 12h05

    Sou estudante universitário e estou perplexo com essa emenda. A educação é um direito de todos e cabe ao município, estado e governo federal oferecer esse direito a todos, sem cobrar por isso. Incrível observar que todas essas PEC's tentam ludibriar os brasileiros a pensarem que são boas para o Brasil, mas não, o que estamos vendo e presenciando é um retrocesso histórico nos direitos conquistados através de lutas e mortes. Não a privatização da universidade pública! # EssaPecNaoMeRepresenta#EsseDeputadoTambemNao

  • Escrito por: Francisca Miranda

    28/10/2017, 14h56

    Concordo. O que deve ser gratuito é o ensino fundamental e médio. Os filhos dos pobres não tem ensino de qualidade nesses dois níveis e não conseguem alcançar as vagas no ensino superior.Aqui no Maranhão A maioria das vagas na UFMA são ocupadas pelos filhos dos ricos.Os pobres tem que pagar universidades particulares,principalmente em cursos como medicina,direito,engenharia.Que os recursos sejam direcionados para as creches e escolas de ensino fundamental e médio. Assim todos poderão pagar pelo ensino superior como acontece em países desenvolvidos.

  • Escrito por: Sheila

    28/10/2017, 21h03

    Vai prejudicar inúmeras famílias que se sacrificam para seus filhos cursarem escola privada e obter educação de melhor qualidade que na sucateada escola pública. Só falta agora restringir a matrícula na escola pública também. Que tal investir sério na escola e na universidade pública pra variar? Que tal trabalhar pelo bem comum, pela justiça social, pela saúde, pela segurança, pela educação, pelos direitos humanos? É uma vergonha que nossos parlamentares trabalhem contra o povo.

  • Escrito por: Márcio Ramos

    29/10/2017, 21h50

    Está na hora de modificar o sistema de financiamento do Estado Brasileiro. Mas considerando que a correlação de forças no Congresso impede taxar grandes fortunas,somado ao discurso da elite de que a sociedade paga muito imposto (que não deixa de ser verdade), mas sempre sobra aos pobres o pagamento, cobrar dos ricos pelo serviço prestado me agrada. Afinal é contas, o mercado deve ser mantido por quem tem poder para tal. Isso poderia valer também na alta complexidade do SUS, onde quem tem direito se beneficia.

  • Escrito por: Heldomiro Machado

    30/10/2017, 08h14

    Essa proposta desnuda toda desigualdade na distribuição dos recursos públicos destinados à EDUCAÇÃO. O princípio que deveria prevalecer é: SE PAGOU PARA CONCLUIR O ENSINO MÉDIO, DEVE PAGAR PARA CURSAR O NÍVEL SUPERIOR. A argumentação da Sheila "Vai prejudicar inúmeras famílias que se sacrificam para seus filhos cursarem escola privada e obter educação de melhor qualidade que na sucateada escola pública", não ajuda a caminharmos para uma sociedade justa e igualitária, onde aqueles que tiveram as melhores oportunidades em BOAS ESCOLAS PRIVADAS agora ocupem as MELHORES UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

  • Escrito por: Maria Helena Andrade

    30/10/2017, 08h27

    Acho q está certo, quem tem condições paga quem não tem não paga. Esse projeto não pode ser para todos.

  • Escrito por: Yara Adario Frateschi

    30/10/2017, 09h59

    Não é possível. Lutamos tanto pela universidade pública e gratuita e aí vem um deputado do PT defender a cobrança de mensalidade "para quem pode pagar". Ninguém contou para Andres Sanchez que cobrança de mensalidade, nem que resolvesse o problema do orçamento (e não resolve!), é uma bandeira que vai, sempre foi, na contramão da luta histórica pela educação pública e gratuita para todos, que é a bandeira do MBL, que só favorece a lógica da privatização, que só vai reforçar a cisão entre alunos de primeira e segunda "classe", que os pagantes serão os de primeira e os não pagantes, de segunda?

  • Escrito por: Wagner de Melo Romão

    30/10/2017, 12h04

    Ei, Andrés Sanchez, retira o projeto! Alguém da liderança do PT, por favor, peça para ele retirar o projeto e deixar de passar vergonha. Pelo menos, se não respeita bandeiras históricas do PT, que se abra à discussão com movimentos sociais e pesquisadores do tema e reveja seu equívoco. É preciso garantir que as universidades permaneçam públicas e gratuitas. E que tenham mais verbas públicas, que advenham de uma reforma tributária verdadeira, que taxe os ricos e cobre menos dos pobres. É uma inversão completa da disputa política que tem que ser feita, ainda mais no tempo da PEC do fim do mundo.

  • Escrito por: Izarael A Corletto

    30/10/2017, 12h08

    Com a nova PEC para pagamento do curso Universitário em Universidades Publicas, AGUARDAMOS UMA NOVA PEC PARA FECHAMENTO DAS CÂMERAS VEREADORES, ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS ESTADUAIS E FEDERAIS + SENADO. NÂO EXISTE MAIS LEIS NO PAÍS, CRIME NÃO É MAIS PUNIDO, NINGUEM PODE FAZER MAIS NADA O CRIME TOMOU CONTA DAS RUAS, MUNICÍPIOS, ESTADOS E UNIÃO ESTÃO QUEBRADOS SÓ ACUMULANDO DÉFICIT... NÃO PRECISA MAIS DE POLITICO PARA NADA. AS LEIS QUE FAZER NÃO SERVE PRA NADA, SENÃO PARA PROTEGER OS PODERES E SUAS INDEPENDÊNCIAS. GERAR EMPREGOS QUE CUSTAM E NADA DÃO DE RETORNO. DÁ PARA OLHAREM O QUE SOBRA?????

  • Escrito por: Eliane Souza

    30/10/2017, 12h19

    Não sou do PT. Mas aplaudo a iniciativa do deputado petista. Ótima proposta. Só espero que o dinheiro vá para a Educação Básica e não para o bolso de políticos corruptos. E que aumentem as verbas para Pesquisas.

  • Escrito por: Vanessa

    31/10/2017, 08h46

    Kkkk. Povo besta! Ele não é do PT.

  • Escrito por: Geraldo

    31/10/2017, 09h00

    "Pela proposta, o ensino superior público continua gratuito para quem tiver cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular."Está correta a proposta eu não sou obrigado a pagar curso de alunos ricos por exemplo que formem em medicina , quem tem condições financeiras que arque com os custos nas faculdades "públicas" ou vão cursar na particular, aqui no Brasil é o contrário o pobre que muitas vezes precisa trabalhar desde cedo e tem que se endividar usando o Fies vai para a particular.

  • Escrito por: Erica soares alves da silva

    31/10/2017, 17h34

    Demorou para isso acontecer USP são Paulo por exemplo é habitada pela elite com suas raras exceções, quem pagou escola particular a vida toda tem condições de pagar a faculdade também. A Universidade pública e para alunos da escola pública ou deveria ser.

  • Escrito por: Elizeu Santos

    31/10/2017, 17h58

    vendo os comentários daqui, eu consigo entender plenamente o motivo do nosso país se encontrar falido, a educação pública é um direito, boa parte dos políticos já vieram de famílias abastadas, ou seja, não necessitam do dinheiro que ganham; enquanto políticos. Que tal uma lei, onde saia do bolso deles, as reformas das cidades? Isso vocês nunca irão ver, o desejo deles é acabar com todos os nossos direitos, o que me surpreende não é ver esse tipo de projeto, mas sim, o fato de ver pessoas defendendo isso. A alienação é quase uma regra necessária nesse país, acorda meu povo!

  • Escrito por: Luana

    31/10/2017, 22h34

    Há uma inversão aqui. Por que não há preocupação com a educação básica para que todos tenham chances iguais? Por que os políticos não investem seu tempo em melhorar a capacitação docente, as condições das escolas entre outros ao invés de tentar sucatear as Universidades públicas? O Estado quer deixar suas obrigações mais uma vez para quem já contribui. Vcs acreditam mesmo que quando houver quem pague haverá os que não pagarão? OBrasil está vendendo tudo o que é essencial, ja está fazendo isso com energia e água, agora é a vez da educação.

  • Escrito por: André Luiz Soares Gualda

    01/11/2017, 07h47

    Absurdo essa proposta. Independente de renda familiar, a renda é da pessoa. Minha avó tem uma renda boa, mas é dela. Eu tenho a minha, mas mal paga o ensino à distância e os demais custos diários. Já pagamos altos impostos por esses direitos. Cada dia um retrocesso!

  • Escrito por: Israel Queiroz

    01/11/2017, 15h15

    O único comentário é que sinto vergonha de ler essa proposta.

  • Escrito por: LUIS AUGUSTO FIALHO DE FIALHO

    01/11/2017, 20h57

    Acho a proposta excelente. Mas o seu partido vai concordar com isso? Estatais, instituições públicas e órgãos públicos são corporações privilegiadas que são a base do PT. Utilizar o Estado de modo populista e assistencialista é questão de princípios, para eles. Parabéns pela sua coragem.

  • Escrito por: Nehemias Wagner

    02/11/2017, 07h38

    A universidade pública é mantida com o dinheiro do contribuinte brasileiro, os impostos. Aí um deputado petista quer bitributar as pessoas? E só escapa dessa bitributação quem tiver estudado em escola pública ou ser bolsista integral em escola particular? Mais uma lei de exceção que um deputado petista quer criar.

  • Escrito por: Inara

    02/11/2017, 12h43

    Infelizmente, ainda não deixamos de viver um período em que a educação é negligenciada. Até quando a educação vai deixar de ser uma prioridade para o país? Seja o ensino fundamental, médio ou superior. Uma total inversão de valores. Só quem está dentro das instituições educacionais sabe o quanto é difícil lutar por um futuro melhor por meio das universidades. Pagamos impostos para ter uma escola e universidade de qualidade, mas não recebemos isso de votla.

  • Escrito por: Ricardo Miranda

    22/11/2017, 12h11

    Ganhar estádio de futebol na corrupção pode. Vamos acabar com as mordomias e aposentadoria de parlamentares que a economia será muito maior. Com esse número estúpido de senadores e deputados, mais assessores e despesas absurdas. Corruptos que vendem seus votos ao governo em troca de cargos, esquecendo quem são seus verdadeiros "patrões". Cobrem as dívidas das grandes empresas com a Receita e com o INSS. Acabem com as isenções tributárias das multinacionais e "favores" a empresários que bancam as campanhas desses corruptos. Façam-nos devolver tudo que roubaram e ganharam ilicitamente.

  • Escrito por: Vera lucia da dilvs

    23/11/2017, 21h14

    Vá arrumar uma proposta útil para o Brasil, como por exemplo, referencial de salário para político, teto de gastos, transparência nos gastos, etc. Uma reforma politica com opinião popular e não a farra que é feita hoje: do jeito que querem, como querem e pra quem querem e só benesses com o dinheiro do povo!

  • Escrito por: Ricardo

    28/11/2017, 12h42

    A melhor proposta seria os políticos receberem menor salário e cortar ajudas de custo! Com isso, até imposto cairia! Tudo no Brasil é caro porque sustentamos um bando de gente que só faz e fala besteiras no Congresso! Quanto à Universidade, todos os brasileiros devem ser iguais perante a Lei! Não importa se sejam ricos, pobres, negros, brancos, mulheres, homens ou gays! Temos muitas Leis idiotas que só servem para aumentar as diferenças dos cidadãos para que políticos corruptos, como este do PT, prossigam comendo caviar enquanto seus eleitores ficam com as sobras das sobras!Só lamento!

  • Escrito por: Renato Porto

    03/12/2017, 23h32

    Caro deputado, O problema do Brasil não está nos custos das universidades públicas, o problema do Brasil está na gestão desqualificada da máquina pública, onde, via nomeações, até semi-analfabetos podem se transformar em gestores Da coisa pública. Valorizando cada vez mais a ignorância e o jeitinho. Isso sem falar Na corrupção endêmica que assola o país. Por favor deputado, pense em algo produtivo, que gere oportunidade para o cidadão brasileiro, que faça o Brasil crescer e ocupar o lugar de destaque essa nação merece. isso é o mínimo que se espera do Sr.

  • Escrito por: Alberto Myrko Steele Santos

    23/12/2017, 02h31

    Caro Deputado,sou filiado ao PT desde 1998, faço parte do diretório de minha cidade, pense SERIAMENTE em MUDAR de partido ! 2018 já está ai ! Educação é INVESTIMENTO não é gasto. Lula 2018