Parlamentares lançam frente para atuar em defesa de portadores de psoríase
19/10/2017 - 12:37
Foi lançada nesta quinta-feira (19) na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriásica. Lançamento integra a campanha do dia mundial da psoríase, 29 de outubro.
A data entrou no calendário internacional em 2004 com intuito de alertar sobre o tratamento dessa doença de pele, que é crônica e afeta cerca de 125 milhões de pessoas em todo mundo. No Brasil, estima-se que sejam mais de 5 milhões de pessoas com psoríase.
Presidente da frente parlamentar, o deputado Doutor Sinval Malheiros (Podemos-SP) explica que, embora sem cura, a psoríase tem tratamento. O problema é que, no sistema único de saúde, não há uma oferta generalizada de medidas mais eficazes no cuidado aos pacientes, como a fototerapia (tratamento com luz ultravioleta de forte intensidade), por exemplo.
“Muitas vezes é difícil ter esse tratamento pelo SUS. O paciente não consegue acesso a pomadas, hidrantes. Falta tratamento que melhoraria mais rapidamente e [levaria] ao desaparecimento temporário das lesões", lamentou Malheiros.
O deputado, que é médico, explica que a psoríase é uma doença autoimune, não contagiosa, sem causa definida. O que se sabe é que existem alguns gatilhos para o desenvolvimento da enfermidade em quem tem tendência, como estresse, depressão ou exposição ao clima frio.
As manchas avermelhadas com placas branco-escamosas na pele são a versão mais conhecida da psoríase, afirma Malheiros, mas a doença também tem relação com a artrite psoriásica, uma inflamação que afeta ligamentos, tendões e articulações.
Da Redação – ND
Com informações da Rádio Câmara