Economia

Comissão especial começa a discutir regulamentação da economia colaborativa

18/10/2017 - 20:13  

A Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa realizou na terça-feira (17) a primeira audiência pública para analisar os modelos de negócio que levam em conta o compartilhamento, por meio de plataformas tecnológicas, de bens e serviços que estejam ociosos.

Segundo a professora e consultora Ana Lavaquial, economia colaborativa é uma forma diferente de praticar o capitalismo. “Você pode se cadastrar numa plataforma, e a pessoa que precisa do seu serviço cadastra ali uma necessidade. O encontro entre os interessados é mediado por algoritmos, que analisam oferta e demanda de forma otimizada.”

Entre as empresas pioneiras estão a Uber, que atua no serviço de transporte individual, e a Airbnb, que oferece hospedagem. A Uber não tem carros; nem a Airbnb tem hotéis. Elas fazem apenas a intermediação entre quem tem esses bens e quem precisa desses serviços.

O deputado Thiago Peixoto (PSD-GO), relator da comissão especial, manifestou preocupação com a reação a esse novo modelo de negócios. “Há enfrentamento muito forte da economia tradicional com a economia mais inovadora, e aí o que se vê é uma clara disputa de interesses”, disse.

Para a Ana Lavaquial, a resposta não pode ser extrema de um lado ou de outro, mas deve se aproximar da média. Para isso, afirmou, é preciso haver diálogo entre as empresas que estão surgindo e as empresas já estabelecidas, pois o futuro tende a ser uma mistura entre esses dois modelos.

Reportagem - Verônica Lima
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.