Política e Administração Pública

Vicente Candido diz que proposta a ser votada evita riscos para eleição de 2018

04/10/2017 - 17:57  

Assista ao vivo

O relator da proposta que trata de financiamento eleitoral e outras regras para as eleições (PL 8612/17), deputado Vicente Candido (PT-SP), disse que o projeto é um texto reduzido possível de ser votado a dois dias do prazo final para aprovação de novas regras para as eleições de 2018. Ele apresentou há pouco uma nova versão da proposta, incorporando sugestões de deputados.

“Há compreensão aqui da maioria desta Casa de que nós estamos devendo ainda uma reforma política mais ousada para o Brasil. O que estamos votando hoje é um texto muito reduzido para evitar um mal maior, para que as eleições de 2018 não corram o risco que correriam sem essas mudanças”, disse.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) destacou que a proposta fica aquém das expectativas, mas traz mudanças importantes como a regulamentação do financiamento público. “A proposta que estamos discutindo hoje altera o caótico sistema de financiamento eleitoral, já que o financiamento empresarial foi vetado pelo Supremo Tribunal Federal”, disse.

Almeida também ressaltou que o novo teto para as campanhas eleitorais vai baratear as campanhas.

Críticas
O deputado Diego Garcia (PHS-PR) disse que a proposta está confusa após interferências dos parlamentares. “Para tentar atender a todos os pedidos de todos os colegas de todos os partidos, essa proposta virou um balaio de gato, inviabilizando a votação”, disse.

Ele criticou a prorrogação, pela proposta, da aplicação do voto impresso, ponto aprovado pelo Congresso, mas contestado pela Justiça Eleitoral, que afirma não ter orçamento para cumprir a determinação.

Garcia criticou ainda a regulamentação de propaganda eleitoral via telemarketing, autorizada pela proposta. “De segunda a sábado, das 9h às 20h, o cidadão vai receber ligações na sua casa de forma incansável”, disse.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8612/2017

Íntegra da proposta